Mão com artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que afeta as articulações e pode causar inflamação em outras partes do corpo.

Ela ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano as células saudáveis do próprio corpo. O sistema imunológico produz anticorpos contra proteínas presentes nas articulações, produzindo inflamação.

O revestimento das articulações é atacado, levando à dor nas articulações, inchaço nas juntas e rigidez.

Qual o médico que cuida da Artrite Reumatoide?

A artrite reumatóide é um reumatismo, e o médico que cuida dessa doença é o Reumatologista.

O médico Reumatologista é capaz de fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento correto para melhorar a dor e qualidade de vida do paciente.

A Dra Ariane Adamantino é médica Reumatologista em Sorocaba, hoje ela atende muitos pacientes com artrite reumatoide, e já ajudou muitos a recuperarem sua qualidade de vida.

Quais são os sintomas da Artrite Reumatóide?

Os sintomas mais comuns são:

  1. Dor nas juntas ao repouso
  2. Inchaço nas juntas
  3. Rigidez das articulações pela manhã
  4. Fadiga
joelhos com artrite reumatóide

A dor nas juntas dos dedos das mãos é o sintoma mais frequente, mas também pode ocorrer dos nos punhos, dor articular nos joelhos, pés e outras articulações.

A dor e rigidez são mais intensas pela manhã e vão melhorando ao longo do dia.

A fadiga é um sintoma comum em pacientes com doença autoimune e pode ser incapacitante, limitando a capacidade do paciente de realizar atividades do diárias.

Além dos sintomas físicos, a doença também pode afetar a saúde emocional e o bem-estar dos pacientes, causando ansiedade e depressão.

É importante procurar um especialista o mais cedo possível para ajudar a controlar os sintomas e prevenir complicações mais graves.

Se você tem DOR NAS ARTICULAÇÕES QUANDO ESTÁ EM REPOUSO, QUE MELHORA AOS MOVIMENTOS, E INHAÇO NAS JUNTAS. Procure um Reumatologista!!

Complicações da Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença conhecida por afetar as juntas, mas por ser uma doença sistêmica também pode atingir outras partes do corpo.

Algumas complicações da artrite reumatoide são:

  1. Danos nas articulações: pode causar danos permanentes nas articulações, resultando em deformidades e incapacidade funcional.
  2. Problemas cardíacos: aumenta o risco de doenças cardíacas, como aterosclerose (acúmulo de placas nas artérias), pericardite (inflamação do saco que envolve o coração) e miocardite (inflamação do músculo cardíaco), além de ter risco cardiovascular aumentado.
  3. Problemas respiratórios: pode afetar os pulmões, causando pneumonia fibrose pulmonar e derrame pleural.
  4. Problemas nos olhos: inflamação da íris, olho seco e outros problemas oculares
  5. Anemia: pela inflamação crônica
  6. Infecções: as pessoas têm um sistema imunológico enfraquecido, aumentando o risco de infecções, especialmente se estiverem tomando medicamentos imunossupressores para controlar a doença.

É importante que as pessoas com esse diagnóstico recebam um tratamento adequado e sigam as recomendações médicas para minimizar o risco de complicações.

O médico mais apropriado para fazer diagnóstico, tratamento e prevenir essas complicações é o médico Reumatologista.

Causas da Artrite Reumatoide

A causa exata da artrite reumatoide é desconhecida, mas vários fatores de risco já foram identificados, incluindo:

Genética:  pode ser herdada geneticamente, e alguns genes foram identificados e associados a um risco aumentado de desenvolver a doença autoimune.

Sexo: as mulheres têm maior probabilidade de desenvolver artrite reumatoide.

Idade: pode atingir pessoas de todas as idades, mas é mais comum em adultos entre 30 e 50 anos.

Histórico familiar: ter um parente próximo com artrite reumatoide aumenta o risco de desenvolver a doença.

Tabagismo: fumar aumenta o risco de desenvolver e também pode deixar a doença mais grave.

Embora a causa da artrite reumatoide ainda não seja conhecida, sabe-se que a doença envolve uma complexa interação entre fatores genéticos e ambientais.

Como se faz o diagnóstico da Artrite Reumatoide?

radiografia para diagnosticar artrite reumatoide

O diagnóstico de artrite reumatoide é feito por um médico reumatologista. Os passos do diagnóstico podem incluir:

  1. Histórico médico e exame físico: avaliação dos sintomas, há quanto tempo estão ocorrendo e como eles estão afetando sua vida. O exame físico verifica dor e edema nas articulações.
  2. Exames laboratoriais: exames de sangue para detectar a presença de auto-anticorpos, hemograma completo e marcadores de atividade inflamatória, além de outros exames laboratoriais.
  3. Exames de imagem: radiografias, ressonância magnética ou ultrassom para avaliar o dano articular, a inflamação e a extensão da doença.
  4. Critérios de diagnóstico: O médico pode utilizar critérios estabelecidos, como os critérios do Colégio Americano de Reumatologia, para confirmar o diagnóstico.

Artrite Reumatoide tem cura? Qual seu tratamento ?

A artrite reumatoide é uma doença crônica que afeta as articulações do corpo e pode levar à deformidades e perda da função articular, por isso a importância do diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento.

Por se tratar de uma doença auto-imune, não há cura para artrite reumatoide, mas existem tratamentos, que são eficazes para melhorar sintomas e prevenir as sequelas que a doença pode trazer.

O tratamento da artrite reumatoide visa controlar a inflamação das articulações e prevenir a progressão da doença, além de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Existem diversas opções de tratamento disponíveis, que podem ser adaptadas para cada paciente, de acordo com a gravidade da doença.

Tratamento Medicamentoso

Os medicamentos usados para tratar a artrite reumatoide incluem anti-inflamatórios não esteroides, corticoesteróides, medicamentos modificadores da doença (DMARDs) e terapias imunobiológicas.

Os DMARDS, por exemplo, atuam diminuindo a inflamação e reduzindo a atividade do sistema imunobiológico.

As terapias imunobiológicas, por sua vez, são medicamentos que atingem proteínas específicas do sistema imunobiológico.

Tratamento não medicamentoso

Além dos medicamentos, a mudança do estilo de vida também pode ajudar a controlar os sintomas da artrite reumatoide.

– Exercicio físico

– Fisioterapia

– Acupuntura

– Alimentação saudável

Atividade Física e Alimentação

Embora possa ser difícil se exercitar e manter uma dieta saudável quando se tem dor, essas medidas podem ajudar a melhorar a função articular, reduzir a dor e a inflamação, e melhorar a qualidade de vida em geral.

A atividade física regular ajuda a fortalecer os músculos e manter a flexibilidade articular, além de melhorar a disposição.

Exercícios recomendados na artrite reumatoide:

– Caminhada

– Natação e hidroginástica

– Pilates

– Musculação

A alimentação também desempenha um papel importante. Uma dieta saudável e equilibrada pode ajudar a reduzir a inflamação e disposição do paciente.

Alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares refinados podem piorar a inflamação e os sintomas da artrite reumatoide.

Importante também acompanhar com um nutricionista para desenvolver um plano de alimentação saudável que atenda às necessidades individuais.

Embora não haja cura definitiva para artrite reumatoide, o uso das medicações junto com a mudança no estilo de vida faz com que a pessoa com artrite reumatoide tenha uma vida leve e sem dor!

Leia Também:

O que trata um médico reumatologista?

Dor em todo o corpo: posso ter fibromialgia?

Dores nas articulações: será que tenho artrite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *